Amazônia, a floresta, a água e o homem.
Amazônia, a floresta, a água e o homem.
A visão do pesquisador
Ubirajara tem uma visão científica da Amazônia, considerando-a como um sistema interdependente composto por três elementos principais: a Floresta, a Água e o Homem. Essa abordagem multifacetada permite uma compreensão mais completa dos processos ecológicos e ambientais na região Amazônica.
Ubirajara possui doutorado em Diversidade Biológica pela Universidade Federal do Amazonas, concluído em 1992. Sua tese abordou “Aspectos Físicos, Químicos e Ecológicos das Misturas de Águas Físico-Químicamente Diferentes na Amazônia”
Pesquisas realizadas
Monitoramento da Hidrovia do Madeira, para obtenção da licença de operação junto ao IBAMA.
Monitoramento da Hidrovia do Madeira, visando a determinação da qualidade da água a serviço do Grupo André Maggi no ano de 2006.
O livro de experiências
“No meu livro eu faço vários comentários sobre o desconhecimento que se tem sobre a Amazônia, a partir de experiências em campo.”
Pfr. PhD. Ubirajara Boechat, consultor ambiental do Grupo Oliveira Energia no Amazonas e escritor, iniciou a idealização deste livro durante uma viagem a Parintins, em 1995, enquanto lecionava na Universidade do Amazonas.
O meu livro explora a vasta diversidade e
individualidade das águas e da floresta Amazônica, além da interação humana com o meio ambiente. A obra revela como a floresta Amazônica se assemelha a uma colcha de retalhos, abordando o estudo do sistema radicular, a produtividade primária florestal, e os mecanismos de autodefesa contra predadores naturais. Também discute a condição farmacológica da floresta e os produtos vegetais secundários, como os venenos naturais.
No que tange às águas da Amazônia, o meu livro detalha as características das águas preta , branca. Cuja mistura natural cria ambientes de alta fertilidades aquáticas os quais são procurados pela fauna aquáticas para suas atividades reprodutivas, esta característica em quadra o fenômeno como motor da produtividade primaria e secundária da Amazônia.
O livro também aborda a convivência do homem amazônico com o ambiente, destacando o impacto do desmatamento, a manipulação da mídia social, e os projetos ditos sustentáveis que, na prática, muitas vezes não são. Além disso, discute como o homem continua a explorar o meio ambiente, frequentemente burlando as leis.
O homem amazonico aprendeu, de uma empírica, a interpretar as informações que ecosistema floresta- agua , de modo a utiliza-los em seu beneficio como alimento e sua segurança no meio natural tão hostil. As quais podem se perder por não estarem escritas.
O que eu estou trazendo nesse livro , e um conhecimento novo sobre os mecanismos de interação entre o ecossistema florestal e os demais outros, mostrando que e importante estuda-los em conjunto. Pois acredito e defendo que a Floresta amazônica e sim uma Biblioteca Natural.
Clique para entrar na Live de Lançamento do e-book do Dr. Ubirajara Boechat e começar sua jornada!
ESCUTE OS AUDIOS
📚 “Quer saber por que nosso e-book está encantando leitores? 🎧 Escute os depoimentos e descubra como ‘A Amazônia, a Floresta e o Homem’ está transformando a visão de quem já leu!”
Grupo amigos da Amazônia